segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conheça os tipos de distúrbios de aprendizagem

 
Conheça os tipos de distúrbios de aprendizagem
Quem trabalha na área da educação sabe que nem sempre os resultados são de sucesso e aprovações, pois é especialmente nessa área que nos deparamos com diversos tipos de problemas vivenciados pelos alunos diante do processo de aprendizagem, esses então são rotulados por colegas, professores e também pela própria família. Por isso, se torna de extrema importância que todas as pessoas que estejam envolvidas no processo educativo estejam atentas a tais dificuldades, que se apresentam diante dos siguintes sintomas: agitação, desordem, sono excessivo, cansaço, tristeza, entre outros.

Atualmente o distúrbio de aprendizagem mais conhecido é a Dislexia, em que o individuo apresenta dificuldade na leitura, fazendo trocas ou omissões de letras, invertendo silabas e outros problemas que levam a uma leitura lenta. Mas, além deste existem outros distúrbios de aprendizagem, como a Disgrafia, que está ligada a dislexia, entretanto a dificuldade se concentra no momento da escrita.

A Discalculia também é outro problema, que se apresenta na forma de dificuldade em realizar cálculos e números em geral, na maioria das vezes não consegue identificar os sinais das quatro operações e também não entende os enunciados dos problemas, além de não saber comparações ou estabelecer quantidades e ainda não entendem sequencias lógicas. Tem-se através de especialistas que este é um dos problemas de distúrbios de aprendizagem mais sérios, mas ainda que não é muito conhecido.

A Dislalia é outra dificuldade, que aparece na emissão da fala. Quase sempre é um problema que aparece em pessoas com flacidez na língua, lábio leporino ou problemas no palato.

Outro distúrbio que pode aparecer em decorrência da dislexia é a Disortografia e se apresenta na dificuldade da linguagem escrita.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade também é um desses problemas e, tem ordem neurológica. As características mais evidentes do TDAH são: desatenção, inquietude, falta de concentração e impulsividade.


Os professores são quase que os mais importantes para a descoberta desses problemas, que por sua vez deve encaminhar a criança para médicos especializados, assim como psicólogos e psicopedagogos. Realizado o diagnóstico do problema, deve começar um tratamento para amenizar as consequencias do problema, pois com os cuidados necessários a criança pode viver uma vida normal.

Distúrbios de Aprendizagem

Distúrbios de aprendizagem são, essencialmente, problemas no sistema nervoso central que faz com que as crianças, jovens e adultos tenham dificuldade em aprender conteúdos ou actividades específicas, como escrever, ler ou fazer cálculos matemáticos.

Estes não são provocados pela falta de inteligência ( baixo coeficiente de inteligência – QI), muitas vezes é o oposto, algumas pessoas estão acima da média.

Os distúrbios de aprendizagem podem ser classificados em distúrbios de entrada e distúrbios de saída.

Os primeiros, distúrbios de entrada são aqueles que provocam dificuldades na entrada de informação, ou seja algo acontece quando as informações chegam ao cérebro, nomeadamente através da visão e da audição.

Os segundos, os distúrbios de saída são aqueles que provocam dificuldade na saída de informações recebidas pela cérebro, ou seja, na concretização do conhecimento adquirido. Isto é perceptível quando a criança, jovem ou adulto escreve, desenhe ou desenvolve outra actividade motora.

O distúrbio de aprendizagem mais conhecido e provavelmente mais estudado é a dislexia, que se revela, em termos muito gerais, numa capacidade de ler ou escrever  inferior ao seu nível de inteligência.