quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dificuldades de Aprendizagem

A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.

É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.

As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

O aluno com dificuldade de aprendizagem sente-se rejeitado pelos colegas
- Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.

- Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras conseqüentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.

- Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem seqüências lógicas e outros. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.

- Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.

- Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como conseqüência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.
- TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.

Professores podem ser os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

sábado, 4 de dezembro de 2010

Distúrbio de aprendizagem

Dificuldade na leitura e/ou na escrita, com trocas de fonemas, inversões de fonemas e/ou sílabas, junções de palavras, omissões de sílabas ou palavras.

As causas são variadas. Entretanto os elementos constantes são sempre em relação a falhas de percepção visual e auditiva, além do conhecimento da língua.

A habilidade visual ou inteligência visual vai desde a inabilidade do bebê normal de ver bem ao nascer; da criança média ler aos 6 - 7 anos; até a habilidade superior do adulto que lê extremamente bem, em velocidade acelerada, ou dos pintores e escultores.

No tratamento da criança com falhas de percepção visual e/ou trocas de fonemas com semelhanças visuais (ex.: p x d) ou na memorização da forma visual da palavra (ex.: casa X caza).
O treino deve voltar-se principalmente para a estimulação da percepção visual (que compreende discriminação visual, posição no espaço, figura e fundo, coordenação viso-motora e memória visual) e a seguir o conhecimento da língua (semântico e gramatical).

A habilidade ou inteligência auditiva parte da inabilidade do bebê de ouvir de maneira compreensível quando nasce e evolui até os 6 anos quando compreende uma conversa, transcreve a palavra falada (a voz interna que nos "dita" a palavra "pa-ra-béns" quando queremos escrevê-la), à extrema habilidade ou genialidade do adulto que ouve e compreende acima da média; aos grandes músicos e compositores.

No tratamento de crianças e adultos com falhas de percepção auditiva, com trocas de fonemas auditivamente parecidos (ex.: t x d; f x v; c x g) ou na memorização da seqüência auditiva da palavra
( ex.: preda em vez de pedra), o treino deve voltar-se para a percepção auditiva que compreende discriminação e memórias auditivas.

A aprendizagem depende basicamente da motivação. Muitas vezes o que se chama de dificuldade de aprendizagem é basicamente "dificuldade de ensino". É sabido que cada indivíduo aprende de uma forma diferente, conforme seu canal perceptivo preferencial.
Quando o que lhe é ensinado não o motiva suficientemente, ou lhe chega de forma diferente de seu canal preferencial (de acordo com o canal preferencial de quem lhe ensina), então a compreensão ou o aprendizado não se completa.
A massificação do ensino tem contribuído muito ao aparecimento e aumento dos "distúrbios de aprendizagem".
Quando a aprendizagem não se desenvolve conforme o esperado para a criança, para os pais e para a escola ocorre a "dificuldade de aprendizagem". E antes que a "bola de neve" se desenvolva é necessário a identificação do problema, esforço, compreensão, colaboração e flexibilização de todas as partes envolvidas no processo: criança, pais, professores e orientadores.

O que se vê normalmente é a criança desestimulada, achando-se "burra", sofrendo, os pais sofrendo, pressionando a criança e a escola, pulando de escola em escola, e esta pressionando a criança e os pais, todos insatisfeitos.

É necessário o reconhecimento do problema por um profissional adequado, com treino específico da dificuldade a fim de que a criança supere suas dificuldades, com esforço, colaboração da família e da escola em conjunto acompanhando as etapas de evolução da criança. (ver distúrbio da atenção)

Heloísa Miguens de Araújo é FONOAUDIÓLOGA formada em 1978 pelo Instituto Cultural Henry Dunant – RJ - Crfa. 0707 Pós Graduada em FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA pela UNESA - RJ Pós Graduada em NEUROFISIOLOGIA pelo IBMR-RJ Master Practitioner em PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA pelo INAp Habilitada e Certificada pela FUNDAÇÃO LEE SILVERMAN para tratamento da voz. 

Rádio CBN Campinas realizou entrevista com Jamir Silva - Vice Presidente da Associação de Apoio a Educação e a Cidadania


Projeto visa atender crianças carentes com distúrbio de aprendizagem em Campinas


                           http://www.portalcbncampinas.com.br/noticias_interna.php?id=31329

Cerca de 30 alunos da rede pública vão participar de um projeto para dar apoio a crianças com distúrbio de aprendizagem. A iniciativa é da Associação de Apoio a Educação e a Cidadania, na qual um grupo de amigos da área da educação prestam atendimento a camadas socais carentes.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cesar Cielo apóia Campanha que será coordenada pela AAPEC

O Campeão Mundial em Natação Cesar Cielo não dá somente braçadas para trazer grandes conquistas ao seu país. Outras conquistas desse campeão, são realizadas através de sua demonstração de solidariedade em prol a educação do Brasil, desta vez apoiando a Campanha “Despertar de um Novo Mundo". Cielo cedeu o seu autografo que será estampado em camisetas, e a renda obtida com a venda das camisetas será destinada para a implantação de projetos idealizados pela Associação de Apoio à Educação e à Cidadania – AAPEC - Associação Civil, Sem Finalidade Lucrativa, fundada por um grupo de amigos da área da educação, que vislumbraram a necessidade de oferecer apoio a sociedade, principalmente à camada mais carente e sem as devidas informações sobre os mais diversos temas e problemas sociais que à Nação enfrenta atualmente no que tange a saúde e educação.

O projeto visa dar apoio gratuito a crianças carentes com distúrbio de aprendizagem na cidade de Campinas.

Como Participar:

Doando R$35,00 em apoio ao Projeto da AAPEC você vai receber em sua residência via correio uma linda Camiseta autografada por Cesar Cielo.
Procedimento:

Deposito Identificado
Caixa Econômica Federal
Agência 4004 Operação 003 Conta Corrente 775-4
Associação de Apoio á Educação e a Cidadania – AAPEC

Enviar Email: para imprensaaapec@hotmail.com
Nome:
Endereço Completo para envio da Camiseta:
Data que foi realizado o Deposito ou comprovante de deposito

Maiores Informações (11) 7690-8523 – com Jamir Silva

Empresas que queiram apoiar a campanha e ter o seu logo na camiseta entre em contato pelo fone (11) 7690-8523

AAPEC - vai implantar em Caminas projeto para dar apoio a Crianças com Distúrbio de Aprendizagem‏

A Associação de Apoio á Educação e a Cidadania – AAPEC - é uma Associação Civil, Sem Finalidade lucrativa, que foi fundada por um grupo de amigos da área da educação que vislumbraram a necessidade de dar um apoio a sociedade principalmente à camada mais carente e sem as devidas informações sobre os mais diversos temas e problemas sociais que à Nação enfrenta atualmente no que tange a saúde e educação.
Missão
Assegurar a qualidade do Ensino através do aprimoramento ao aprendizado. Obtendo resultados positivos na vida escolar e social dos alunos que do programa fizerem parte.

Diagnosticar e diferenciar os casos de distúrbios e dificuldades de aprendizado, oferecendo aos alunos tratamento adequado nos casos específicos, com a equipe de profissionais atuando em benefício dos alunos.

Ampliar os horizontes da população que não possuem recursos financeiros, oferecendo atividades culturais, cursos artesanais contribuindo com a possibilidade de renda extra para as famílias dos alunos.

Nosso intuito é facilitar o acesso da população menos favorecida a inclusão cultural, educacional e assegurar os direitos de todos.


A AAPEC esta implantando na cidade de Campinas o Projeto "Aperfeiçoamento a Alfabetização para o Despertar de um Novo Mundo" , desenvolvido por um grupo de educadores e profissionais ligados a área educacional, composta por membros responsáveis da Instituição, que visa dar apoio gratuito a crianças carentes com disturbio de aprendizagem.

Doações em apoio ao Projeto da AAPEC podem ser feitas através da

 Caixa Ecônomica Federal

Agência 4004 Operação 003 Conta Corrente 775-4
Para : Associação de Apoio á Educação e a Cidadania – AAPEC -

Em Campinas a AAPCE esta localizada a Avenida Rio de Janeiro, 327 - Bairro São Bernardo - Campinas